Um quarto de século se passou desde que a Firma Casa abriu suas portas em 1994. Na época um dos poucos showrooms existentes na Al. Gabriel Monteiro da Silva, a empresa comandada por Sonia Diniz Bernardini ganhou reconhecimento dia após dia, ficando conhecida como “o” lugar para profissionais do décor encontrarem itens diferenciados para seu projeto: este é um ponto pacífico entre os arquitetos e designers de interiores.A curadoria e o olhar de Sonia gozam de merecido respeito entre os profissionais do mercado, graças à sua capacidade de enxergar adiante e buscar o novo – mesmo que, algumas vezes, esse “novo” demore alguns anos para ser compreendido pelo grande público. Foi graças a esse “tino” de Sonia que a Firma Casa se tornou a grande apoiadora de Fernando e Humberto Campana logo no início da carreira da dupla, antes de despontarem no cenário internacional.

A valorização do design original – e de seus criadores – sempre esteve na base da filosofia da Firma Casa. Um produto, brinca Sonia, “tem pai e mãe, e foi feito por alguém”. Essa postura – e o empenho na realização de exposições sobre design na própria loja ou no apoio a veículos que estimulassem seus leitores a pensar o design, fizeram com que a Firma Casa contribuísse de forma significativa para a formação de uma cultura de design em São Paulo, especialmente em uma época na qual pouco se falava em design no Brasil e ainda havia muito pouca informação disponível sobre o assunto.

A quarter of a century ago has gone by since Firma Casa opened its doors in 1994. At the time, it was one of just a few showrooms on Al. Gabriel Monteiro da Silva. Running under Sonia Diniz Bernardini’s management, Firma Casa gained recognition by the day and earned its epithet as “the” go-to place for interior décor experts hunting down special items for their projects: such was the settled science for architects and interior designers.Sonia’s curatorial approach and gaze enjoy well-earned respect among industry professionals thanks to her ability to see ahead and pursue new art – even if the public sometimes takes a few years puzzling over what this “newness” is about. Thanks to her discerning eye, Firma Casa became Fernando and Humberto Campana’s top backer right at the beginning of their career, before the brothers had emerged on the world scene.

Appreciating original design – and its creators – has always been the bedrock of Firma Casa’s philosophy. In Sonia’s whimsical words, “a product has a father and a mother, and it was made by somebody”. Given her outlook – and her commitment to holding design exhibitions in the store itself while supporting media vehicles that encourage their readers to analyze design, Firma Casa was able to make a material contribution to São Paulo’s burgeoning design culture at a time when design was hardly a buzz word here and there was a dearth of news and views on the subject in Brazil.